Prevenção contra câncer de mama vai além do outubro rosa

Outubro Rosa é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, esse movimento é celebrado anualmente desde os anos 90, com objetivo de compartilhar informações, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

No Brasil é o segundo tipo de câncer que mais acometem brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Com objetivo de prevenir as Mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, a Oncocenter promoveu durante todo o mês diversas ações sobre o tema, como: palestras na própria instituição e outras que contou com a parceria de instituições como SENAI, MT Mama, Anjo Azul Corretora de Seguros em parceria com a Mapfre em Rondonópolis, Hospital de Câncer e Igreja Presbiteriana do Areão.

A iniciativa fez parte da campanha Outubro Rosa que ganha força e repercussão mundial e visa chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Essas ações de “Prevenção ao Câncer de Mama” é coordenado e ministrado pelo médico mastologista Dr Luís Fernando Côrrea que pontua a importância da conscientização, pois incentiva quanto à prevenção.

“É importante levar para a população as informações necessárias para a prevenção. Na fase inicial da doença a possibilidade de cura é maior que 98%. A mulher precisa estar atenta ao seu corpo e identificar as mudanças que ocorrem, pois a “prevenção pode ser feita através do auto-exame, consulta anual com médicos e mamografia para o diagnóstico precoce”, relatou.

O mês de Outubro já está encerrando, porém as ações de prevenção contra o câncer de mama continuam, pois o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama e quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos, portanto a luta continua, garante o médico.

Comentários